COpPazNav, Asociado Invitado Brasil - ALCOPAZ

Asociación Latinoamericana de Centros de Entrenamiento para Operaciones de Paz
Emblema ALCOPAZ
Asociación Latinoamericana de Centros
de Entrenamiento para Operaciones de Paz
Asociación Latinoamericana de Centros
de Centros de Entrenamiento para Operaciones de Paz
Logo Asociación Latinoamericana de Centros de Entrenamiento para Operaciones de Paz
Vaya al Contenido
COpPazNav
Centro de Operaciones de Paz de Carácter Naval
Pabellón Brasil
Sede del COpPazNav
Logo COpPazNav
Pabellón Nacional de la
República Federativa del Brasil
Sede del Centro de Operaciones de Paz de Carácter Naval
Logo del Centro de Operaciones de Paz de Carácter Naval
Síntesis Histórica
O COpPazNav
         O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) prepara militares da Marinha do Brasil (MB), de outras Forças Armadas, Forças Auxiliares e Militares de Nações Amigas, assim como civis dos quadros de servidores da própria Força Naval e de outros órgãos e instituições, para as Operações de Paz. Consoante às orientações do Comandante da Marinha, a Força Naval deve concentrar esforços visando obter maior visibilidade das atividades relacionadas às Operações de Paz, principalmente as de caráter naval, e na consolidação das experiências adquiridas. Nesse sentido, o COpPazNav possui papel de grande relevância, como Centro depositário e disseminador de conhecimentos e experiências adquiridas no âmbito das Operações de Paz e Humanitárias, contribuindo com o Setor Operativo da MB. Além disso, é o vetor de organização e execução de eventos, de alcance nacional e internacional, da MB no âmbito das Operações de Paz e Humanitárias, contribuindo para o pensamento e a formulação de doutrina para tais operações.

História
         O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) foi criado por meio do Memorando nº 4/2008, do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), inicalmente com o nome de Escola de Operações de Paz do Corpo de Fuzileiros Navais (EOpPaz-CFN), a fim de suprir uma lacuna voltada para o preparo individual e coletivo em função das Operações de Paz (OpPaz) que se apresentavam, permitindo que a MB passasse a contar com um órgão capaz de preparar seu pessoal, bem como registrar e disseminar os conhecimentos e experiências adquiridos por meio da participação nas OpPaz; organizar cursos, estágios e eventos destinados à troca de conhecimentos sobre tais operações, e representar a Marinha do Brasil, no país e no exterior, em eventos ligados às OpPaz.

         Com o início da participação brasileira na Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), em 2011, a Marinha do Brasil, ciente das peculiaridades das missões de paz de caráter naval e vislumbrando o incremento de missões dessa natureza no contexto das ações de paz e segurança internacionais, reformulou as tarefas da Escola e sua própria nomenclatura, rebatizando-a como Escola de Operações de Paz de Caráter Naval (EsOpPazNav), de forma que a mesma pudesse atender às necessidades e à própria vocação da Força, além de tornar-se um centro de referência de treinamento para as operações militares em proveito da segurança marítima, no entorno estratégico brasileiro. Em 2019, com o seu crescimento e importância passou a ser denominada de Centro de Operações de Paz de Caráter Naval da Marinha do Brasil.

Estrutura
         O COpPazNav é dirigido por um Capitão de Fragata do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB), e é composto de uma estrutura permanente, integrada por oficiais e praças da MB organizados em duas Divisões: uma Divisão de Operações Marítimas (DOpMar) e uma Divisão de Operações Terrestres de Caráter Naval (DOpTerNav). Conta também, para o desempenho de suas tarefas, com um banco de dados atualizado de instrutores, com reconhecida experiência em missões de paz e humanitárias, capacitados em cursos no Brasil e exterior, pertencentes a outras Organizações Militares da MB, que são empregados nas instruções e demais atividades afetas ao âmbito das Operações de Paz e Humanitárias.

           Por fim, em janeiro de 2020, o UN Maritime Task Force Course, conduzido pelo COpPazNav, recebeu o Certificado de Treinamento do DPO (Departamento de Operações de Paz da ONU), no qual foi reconhecido como o primeiro e único curso internacional de preparação específica para Oficiais de Estado-Maior de uma Força Tarefa Marítima. Tal fato corroborou para a consolidação da vocação marítima do COpPazNav, tornando-o uma referência regional no âmbito das operações de paz e estabilidade no mar.

                 
Oferta Académica 2020
Cuadro Resumen
Oferta Académica COpPazNav
Regreso al contenido