Ciclo precedente en Brasil - ALCOPAZ

Asociación Latinoamericana de Centros de Entrenamiento para Operaciones de Paz
Asociación Latinoamericana de Centros
de Entrenamiento para Operaciones de Paz
Emblema ALCOPAZ
Logo Asociación Latinoamericana de Centros de Entrenamiento para Operaciones de Paz
Vaya al Contenido
BRASIL 2009 - 2010
2ª Assembleia Geral da ALCOPAZ
23 Agosto 2010


No período de 09 a 13 de agosto de 2010, na cidade do Rio de janeiro, foi realizada a 2ª Assembleia Geral da Associação Latino – Americana dos Centros de Treinamento para as Operações de Paz (ALCOPAZ).

A ALCOPAZ é uma entidade formada pelos centros de treinamento para as Operações de Paz dos países latino-americanos e do caribe. Seus estados membros são: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai. Os países observadores são: Canadá, Estados Unidos da América, França e Rússia.  A Associação é voltada fundamentalmente para a capacitação e treinamento de integrantes das Forças Armadas, Forças de Segurança e Pessoal Civil que participem das Operações de Manutenção da Paz sob a égide da ONU.

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil contou com a colaboração de outras Organizações Militares para que a assembléia geral fosse realizada.   O Forte de Copacabana, o Centro de Estudos de Pessoal, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola Superior de Guerra exemplificam esse apoio e muito contribuíram para o sucesso do evento.

Durante a Assembleia, foram realizadas apresentações dos representantes dos países integrantes da ALCOPAZ, de funcionários da Organização das Nações Unidas, do Instituto Pearson (Canadá) e demais atores integrantes do ambiente multidimensional que caracterizam a atual tendência das Operações de Manutenção da Paz de natureza complexa. Nesse contexto, a programação propiciou o intercâmbio de informações entre os participantes contribuindo para a maior integração regional nos assuntos de treinamento e preparo para as OMP sob a égide da ONU.

Ao final da semana foi assinada a Ata da Assembleia que destaca vários tópicos em prol do aperfeiçoamento do treinamento para as Operações de Paz e na qual se registrou a passagem da Presidência e Secretaria “pro tempore” da República Federativa do Brasil para a República do Chile.

Desta forma, verificou-se a importância desse evento que ao fortalecer a Associação também contribuiu para a divulgação de lições aprendidas em Operações de Manutenção da Paz sob a égide da ONU.

Sede 2019-2021: Escuela Nacional de Operaciones de Paz del Uruguay
ENOPU
National Peacekeeping Training Center of Uruguay
Dr. Eduardo Víctor Haedo 2020
Montevideo - CP 11200 - Uruguay
TeleFax (+598) 2403 5229


Logo de la Asociación Latinoamericana de Centros de Entrenamiento para Operaciones de Paz
Logo ALCOPAZ 2019-2020
Asociación Latinoamericana de Centros de Entrenamiento para Operaciones de Paz
de Entrenamiento para Operaciones de Paz
Asociación Latinoamericana de Centros
Regreso al contenido